Quem Somos

Quem somos 
 
A ASKARI é o braço brasileiro da empresa sul-africana Roboguard que fabrica os equipamentos Roboquard e Askari, que atua na África do Sul há mais de 25 anos no desenvolvimento de produtos para detecção de intrusão de perímetro externo. Nosso negócio é vigiar perímetro externo contra intrusos.
Nossa missão é participar da tarefa de proteger pessoas e propriedades oferecendo um aviso antecipado e confiável de invasão de perímetro, permitindo que se possa tomar providências a tempo. 
Nosso objetivo é produzir o melhor produto do mercado para esta missão. Valorizamos a clareza e a honestidade no relacionamento com o cliente, assim como sua satisfação com nossos produtos. 
 
O Sistema ASKARI 
 
ASKARI é um sistema de alarme contra intrusão de perímetro externo. 
 
Diferentemente de outros equipamentos de uso interno que indicam que um recinto já foi invadido, o Sistema Askari foi projetado para "montar guarda" do lado de fora e alertar sobre uma intrusão antes que algum recinto vital seja invadido, transformando a sua surpresa em ter sido invadido na surpresa do invasor em ter sido descoberto. 
O Sistema é composto por dois tipos de equipamentos que atuam em conjunto, mas de forma autônoma. São eles: ASKARI SCOUT, o detector, e ASKARI NANO, o controle. 
 
Sendo o detector ASKARI SCOUT instalado externamente, precisa atender a três sérios requisitos: 
- resistir a intempéries como chuva, calor e irradiação ultra violeta do Sol; 
- evitar falsos alarmes decorrentes da circulação de pequenos animais (pássaros, morcegos, cães, gatos, por exemplo); 
- ter presença discreta no ambiente para observar sem ser observado. 
 
Os detectores ASKARI SCOUT têm alta reputação no mercado mundial em minimizar falsos alarmes e lentes especiais patenteadas (poly IR6) à prova de raios ultra violeta. As lentes têm garantia de funcionamento de 10 anos. 
 
Cada detector cobre a área de até 110 graus de varredura horizontal e até 12 metros de distância à frente do sensor (*). Cada detector opera de forma independente, ao contrário das cercas de Infra Vermelho, que necessitam de 2 equipamentos (um emissor e outro receptor). 
 
A instalação do sistema Askari é rápida e simples, não necessitando de pessoas especializadas. Os detectores não precisam de qualquer insfraestrutura de fiação ou cabeamento de energia e dados, sendo alimentados por pilhas que garantem uma utilização de até 2 anos (*). Utilizam comunicação por rádio com o controle do sistema. O detector pode ser fixado com parafusos, fitas ou com qualquer outro recurso que permita seu correto funcionamento. Por isso pode ter sua posição fácil e rapidamente realocada se for necessário. 
 
O controle ASKARI NANO é feito para ser portado no bolso, na palma da mão ou pendurado através de uma alça. Desse modo o controle do Sistema pode sempre ficar com a pessoa que precisa reagir a uma intrusão, mesmo que essa pessoa fique em constante deslocamento dentro da área monitorada (até cerca de 400 metros distante do detector (*)). 
 
Aplicação 
 
ASKARI é um Sistema bastante diferenciado de outros existentes no mercado. Ele se destina tanto a usuários domésticos comuns, pela facilidade de instalação e uso, quanto a empresas de vigilância.
 
Com o intuito de deixar claro a área de atuação do sistema ASKARI, apresentamos a seguir alguns conceitos: 
 
Sistemas de Alarme
Integram uma ou mais soluções de segurança, como sensores infra vermelho, alarmes sonoros, controles de acesso, etc. São desenvolvidos principalmente para proteger propriedades quando os ocupantes estão ausentes, na presunção de que a simples presença dos ocupantes é suficiente para deter intrusos. Sistemas de alarme precisam ser armados quando se sai e desarmados quando se entra. Geralmente esses sistemas dão pouca proteção efetiva para os ocupantes de uma residência ou instalação. 
 
Proteção de perímetro
São barreiras físicas, elétricas e eletrônicas que são instaladas em toda a extensão do perímetro. Exemplos: muros, cercas elétricas, cercas de arame farpado/cortante, cerca de feixes ativos (infra vermelho), pessoas de guarda. Esses recursos são facilmente percebidos e evitados, destinando-se à proteção ostensiva. 
 
Câmeras de vigilância 
Servem primeiramente para gravar imagens de eventos ocorridos na área vigiada. Embora sistemas modernos possam processar imagens para disparar algum procedimento, o maior uso ainda é gravar imagem para um posterior eventual uso. Para uma vigilância mais efetiva, necessita constantemente de pessoas em postos de observação de monitores. 
 
Sistema de aviso antecipado 
A função primária é avisar alguém da presença de um intruso com tempo suficiente para que se tome uma providência imediata. O objetivo é ganhar preciosos minutos para se reverter o benefício do elemento surpresa do intruso para a pessoa residente sob ameaça. O objetivo não é (apenas) informar que houve uma invasão, mas sim dar uma chance de reação a quem corre perigo até de vida. Esta é a aplicação do ASKARI.
 
A solução a ser adotada em cada caso deve ser a composição adequada de um ou mais desses recursos. Na tarefa de detecção de intrusão, o Sistema ASKARI pode ser fácil e rapidamente empregado em: 
 
- Residências 
- Fazendas, sítios, chácaras e haras 
- Instalações industriais 
- Instalações militares 
- Pátios e áreas restritas 
- Depósitos 
- Docas e cais 
- Embarcações
 
 
(*) Leia os Manuais do ASKARI SCOUT e do ASKARI NANO, disponíeis neste Site, para informações detalhadas sobre as características e a operação desses equipamentos.